Talvez ninguém te tenha ensinado que o primeiro passo para seres uma pessoa completa é amar a pessoa que vês reflectida quando te olhas no espelho. Talvez porque isso era (e ainda é) tido como vaidade e egocentrismo. Talvez não te tenham ensinado a um simples e singelo movimento de ternura para contigo, a envolveres o corpo num forte e carinhoso abraço.
Pois bem. Lembro-te que, sem afecto por ti, dificultas o caminho do amor pelo próximo.
Talvez te tenham ensinado que deves ser perfeito para alcançar a excelência. Seguir os parâmetros do familiar e socialmente correcto, e perante isto, é bem possível que tenhas levado uma eternidade para chegar ao lugar onde te disseram ser o melhor para ti. Talvez tenhas até ouvido que nascemos, crescemos e morremos. É a vida, nada mais do que isso!
É bem provável que ninguém te tenha ensinado que respeitar, dignificar, ajudar e amar o outro é utopia, quando tudo isso não existe primeiro em tI, pois essa seria a premissa de egoísmo, e não de amor-próprio.
Lembra-te que serás sempre o exemplo pelo exemplo, e os outros vêm em ti o exemplo que és. Hoje, és o que acreditas que és, ou seja, o que de forma intemporal e repetida, ouviste, integraste e materializaste.
Mas a vida não é, linearmente, apenas nascer, crescer e morrer. Ela é a expansão do teu nível de identidade, de quem de verdade és e o que fazes com esse crescimento. Esse processo pressupõe uma mudança cognitiva, emocional, fortalecimento de alma, novos e sustentáveis comportamentos. E aí, nesse novo mundo que conhecerás o que nem desconfias Ser, algo Maior! O que acreditas que és expande-se para o mundo e o Universo, em total e absoluta sintonia contigo, devolve-te Vida na mesma frequência.
Escolhe Amar-te. Todo o resto será consequência dessa escolha, desse aprendizado. O Amor será, sempre, a tua moeda de troca, e só depois de “Ser” te sentirás livre para Viver!
Filomena de Paula
Vida e Espiritualidade
Saiba mais sobre a autora Filomena de Paula aqui.
Conheça o seu livro PASSO A PASSO UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E A ESPIRITUALIDADE



