O maior arrependimento no fim da vida, para uma grande maioria, é, simplesmente, ter visto os anos passar. Ter, em cada folha do livro que decidiu escrever, um punhado de linhas vazias e outras tantas incompletas.
Liga-se o piloto em modo sobrevivência, envolvidos pelo medo, pela falta de tempo ou simplesmente pela falta de vontade. O medo que tantas vezes nos impede de sair da zona de conforto, onde o tempo e a vontade fortalecem uma enormidade de desculpas para não colocarmos em marcha aquilo que o coração sente.
Vivemos assolados pelo desconforto, imersos em relacionamentos, trabalhos e circunstâncias que nos desgastam, definham, construindo uma energia de vitimização que se torna avassaladora. Ficamos presos em teias demasiado complexas e deixamo-nos levar por isso. Por mais “empurrões” que tenhamos, na maioria das vezes, seguramo-nos, afincadamente, a coisas e pessoas muito pouco sustentáveis e que apenas nos prendem ao medo que sentimos.
Quando pensares em fazer, FAZ. Quando pensares em dizer, DIZ. Quando pensares em sair, SAI. Quando pensares em mudar, MUDA. O passo seguinte ao pensar é colocar os pés na estrada e ir sentindo o caminho. É natural que surjam incertezas, dúvidas e milhares de outras sensações e sentimentos, mas tudo faz parte da aventura que aceitámos viver. Quando se entra num novo mundo, se caminha por um novo território sempre dá um frio na barriga, o que precisas ter certeza é do conforto que sentes ao fazê-lo.
Não te arrependas de nada. Arrisca, tenta, quem sabe não dá certo! E se der errado haverá sempre a possibilidade de fazer novamente e diferente. Não te deixes morrer na praia sem sentires o frescor da água do mar.
Respeita essa imensa vontade que trazes no peito e deixa-te guiar. O coração está sempre certo. Só a vibração do amor opera milagres e é essa energia que na maioria das vezes desconheces. Tranquiliza-te. Essa é a tua verdadeira frequência, apenas te perdeste dela.
Só assim, quando o recomeço da vida, num outro plano, se aproximar, o sentimento será de gratidão. Terá valido a pena e a tua história não será, certamente, a biografia de uma vida vazia.
Filomena de Paula
Saiba mais sobre a autora Filomena de Paula aqui.
Conheça o seu livro PASSO A PASSO UM OLHAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E A ESPIRITUALIDADE

