Expectativas, Escolhas e Responsabilidade – Filomena de Paula

Esperar do outro alguma coisa ou depender de alguma circunstância, é, invariavelmente, colocar a responsabilidade que é tua, fora do lugar. É claro que existem circunstâncias, umas boas, outras mais adversas, mas talvez fosse bom experimentares resgatar o teu amor-próprio, a tua auto-estima. Só assim irás conquistar o que é verdadeiramente teu e está sob o teu controle. 

Convido-te a fazer o que te apetece e não o que os outros esperam que faças. Pode até haver convergência nos resultados, mas o prazer, a satisfação, a alegria e a liberdade que vais sentir será única. Chamo a isso respeitar a nossa vontade e alinhamento da nossa verdade. Naturalmente, não precisas fazer disso um campo de batalha. Nem disso, nem de coisa alguma.

Perante as tuas escolhas precisas assumir a responsabilidade dos teus actos. Só assim, deixarás de culpar seja quem for ou apontar o dedo às circunstâncias. Talvez, não seja fácil quebrar essa energia distorcida. Não é. Até porque, somos todos “agradadores” por excelência, e na maior parte das vezes, de uma forma inconsciente. Crescemos achando que, só agradando, somos amados. Não é assim, nem nunca será. Quem ama respeita as tuas escolhas mesmo não concordando com elas. 

Lembra-te que quando fazes o que outros querem e não o que o teu coração sente, estás a contrariar os desígnios que traçaste para esta tua estadia terrena. É através deles que vais crescer, evoluir e cumprir tudo aquilo que precisas. Sem expectativas, conseguirás caminhar sem sobressaltos ou angústias, desfrutando apenas do momento que abraças com o teu peito.

Talvez evites assim muitos dissabores, pois passarás a aceitar o que vier como um “ensinamento” que te permitiste receber. Embarca nesta aventura que é a vida, e deixa-te levar pelo doce sabor do vento, mesmo em dias de tempestade.

Lembro-te que este será sempre um movimento de amor.

Filomena de Paula – Desenvolvimento Espiritual e Pessoal

One thought on “Expectativas, Escolhas e Responsabilidade – Filomena de Paula

Comments are closed.

Messenger icon